sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Série DROGAS


Esta semana, vamos começar uma série de matérias sobre os vários tipos de drogas, desde as mais comuns e baratas às drogas mais raras e caras, que são encontradas em nossa cidade e fazem parte de uma realidade assustadora.

Hoje e segunda, vamos falar sobre o CRACK, responder algumas perguntas básicas e conhecer mais sobre essa perigosa droga.

 

 
O que é o crack?
A pedra de crack é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio ou amônia. Sua forma sólida permite que seja fumada. Tem esse nome devido aos estalos produzidos pelo estalo das pedras que estão sendo decompostas pelo fumo.

Quanto custa?
O baixo custo da pedra – em torno de R$ 5 – revela-se ilusório. Empurrado para o precipício da fissura, o dependente precisa fumar 20, 30 vezes por dia.

Como é o uso?
O usuário queima a pedra de crack em cachimbo e aspira a fumaça. O crack também é misturado a cigarros de maconha, chamados de piticos.


 
O efeito?
O crack chega ao cérebro em oito a 12 segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos.
Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito.

A dependência.
A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente.

Como o crack afeta a relação social do usuário?
Pela forma de uso, o crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. A droga é de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e seus familiares. Desfaz-se de todos os bens, furta de familiares e amigos e, por fim, começa a cometer vários tipos de crimes.




 Essa é a primeira parte desta matéria sobre o Crack.

3 comentários:

  1. Muito interessante essa série de posts, pois irá ajudar muitas pessoas a entenderem e se informarem melhor sobre os vários tipos de drogas e seus prejuízos á saúde!!

    ResponderExcluir
  2. A escola em que vc trabalha leva essa discussão "drogas" para a sala de aula?

    ResponderExcluir
  3. Falando por mim, sim. Sempre eu tento mostrar aos alunos os reais problemas ocasionados pelo uso de drogas ilícitas.

    Será bem vindo, para fazer parte do nosso blog e gostaria que se identificasse, pois fica melhor para poder retirar suas dúvidas.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir