segunda-feira, 25 de junho de 2012

REVISÃO PARA O TESTE DE BIOLOGIA

GLICÍDIOS E LIPÍDIOS

Nossa alimentação deve conter todos os nutrientes necessários para as funções do organismo, como crescimento e renovação de seus componentes, no entanto em quantidades consideradas ideais para cada indivíduo, divididas em 6 refeições diárias. São esses os macronutrientes e os micronutrientes:

MACRONUTRIENTES: carboidratos (açúcares), lipídios (gorduras) e proteínas.
MICRONUTRIENTES: minerais, vitaminas e água.

Glicídios: Os açúcares ou glicídios (frutose, lactose, dextrose, maltose) e amidos (farinha de trigo, maizena, arroz, etc.) dos alimentos são transformados pelo nosso corpo em glicose, que é o açúcar utilizado como combustível por nossas células e sua principal fonte de energia. A glicose participa da estrutura de muitas proteínas (conhecidas como glicoproteínas) e também da estrutura de nosso DNA, que é a molécula que contém todo o código genético que nossos pais nos transmitiram e que regula todas as atividades de nosso corpo. Nosso corpo faz reservas de açúcares em músculos - para que possamos ter energia para nos movimentar, para que o coração possa bombear o sangue, para que os pulmões possam expardir-se e contrair-se, levando oxigênio ao sangue. As glândulas, tecidos e órgãos extraem a energia de que precisam dos açúcares ou glicídios que ingerimos.


Fontes de Glicose: Os açúcares geralmente sob a forma de carboidratos e estão presentes nas frutas (frutose), no leite (lactose), nos amidos dos cereais, mandioca, batatas e nas farinhas feitas a partir deles (maltose), no mel de abelhas, no milho (dextrose), na cana-de-açúcar (sucrose), etc.

Fibras vegetais: Nas folhas de verduras, nas cascas de frutas e dos grãos de cereais integrais existe um tipo de açúcar, a celulose, que nós não digerimos. Porém, essas fibras de celulose são importantes em nossa alimentação porque formam um "bolo" pastoso no intestino, que estimula os movimentos do tubo intestinal e nos ajuda a combater a prisão de ventre ou o "intestino preguiçoso". Além disso, essa massa fibrosa remove resíduos alimentares que aderiram às dobras das alças do tubo intestinal, eliminando assim, matéria intestinal putrefada e toxinas ali acumuladas - inclusive algumas toxinas que podem causar câncer de intestino.


Lipídeos, lipídios ou lípidos são biomoléculas insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio. A família de compostos designados por lípidos é muito vasta. A esta família pertence a gordura que quando hidrolisada, nos fornece ácido graxo e álcool. Por ser mais difícil de ser quebrada, o organismo a armazena sob a forma de gordura. Os lípidos possuem uma importância biológica a diversos níveis, funcionando como reserva energética e tendo funções estruturais, protetoras, vitamínicas e hormonais. Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também dentro das células, como substância de reserva nutritiva e fonte de energia. Os lipídeos podem formar alguns hormônios, vitaminas e pigmentos. Existem várias classes de lípidos:

Lípidos de reserva, lípidos de membrana e esteroides. Dentro dos lípidos de reserva podemos encontrar os ácidos graxos, triglicerídeos e ceras. Dentro dos lípidos de membrana podem-se encontrar os fosfolípidos, os esfingolípidos e esteróides.












Nenhum comentário:

Postar um comentário