sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

1º EXERCÍCIO: INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

 

ESCOLA ESTADUAL GONÇALVES DIAS
DISCIPLINA DE BIOLOGIA
PROFESSOR JIMMY OLIVEIRA
 
1º EXERCÍCIO: INTRODUÇÃO À BIOLOGIA – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR






Conceitue os termos biológicos:


1. Substâncias orgânicas:

São substancias produzidas a partir de seres vivos ou que estejam presente na natureza, e possuem moléculas cujo principal elemento químico é o carbono.


2. Substâncias inorgânicas:

São todas as substancias de origem mineral, formadas por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes e que não contenha em sua estrutura átomos de carbono formando cadeias e ligados ao hidrogênio.


3. Metabolismo:

É o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo com o fim de promover a satisfação de necessidades estruturais e energéticas.


4. Anabolismo:

Refere-se ao processo que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso. Nos seres humanos, é nessa fase do metabolismo que há a reconstrução e recuperação do tecido muscular.


5. Catabolismo:

É uma das etapas do metabolismo e consiste num conjunto de reações químicas que transformam a matéria orgânica absorvida pelos seres vivos em energia. Nesta fase do processo metabólico, as substâncias são degradadas e os nutrientes liberados para, posteriormente, ocorrer a manutenção celular.


6. Cadeia alimentar:

É uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Por meio dela, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema. Cada organismo ocupa uma posição dentro da cadeia alimentar, que é determinada pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.


7. Nutrição autotrófica:

É definido como a capacidade do ser vivo de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico, praticada por um de dois mecanismos fundamentais: a fotossíntese ou a quimiossíntese.


8. Nutrição Heterotrófica:

É aquela em que o ser vivo necessita de obter matéria orgânica do meio externo, ou seja, não é capaz de produzi-la. Nesse caso, esses seres precisarão se alimentar de outro ser vivo.


9. Fotossíntese:

Transformação da energia luminosa em energia química (ATP), utilizada na produção de moléculas orgânicas (Glicose).


10. Tropismo:

Tropismos são movimentos de crescimento das plantas em resposta a um estímulo externo.


11. Homeostase:

Está associada às características que organismos vivos têm em regular situações fisiológicas diante de mudanças externas e manter sua estabilidade.


12. Ácido desoxirribonucleico ou DNA:

É uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo.


13. Cromossomos:

São estruturas compostas de DNA que, por sua vez, carregam os genes de um ser vivo, responsáveis por definir as características físicas particulares de cada indivíduo.


14. Genes:

É um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.


15. Reprodução assexuada:

É aquela em que só é necessário um progenitor para criar um organismo descendente. Nesse tipo de reprodução, um indivíduo se fragmenta, parte-se ou se divide, dando lugar a um ou mais indivíduos com a mesma carga genética


16. Reprodução sexuada:

É um processo em que há a troca de gametas (masculinos e femininos) para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie.


17. Óvulo:

Um óvulo é uma célula sexual feminina que se gera nos ovários. Trata-se de um gameta de tipo feminino que tem a forma de uma esfera e que é suscetível de fecundação por parte do gameta masculino, denominado espermatozoide.


18. Espermatozoide:

É o gameta sexual masculino ou a célula reprodutora masculina. Eles são células pequenas, móveis e de formato alongado.


19. Oosfera:

É uma célula sexual feminina constituinte do óvulo vegetal.


20. Anterozoide:

É a célula sexual (ou gameta) masculina das plantas.


21. Fecundação:

É a união entre os gametas masculino (espermatozoide) e feminino (óvulo), que inicia o desenvolvimento do embrião.


22. Evolução:

É o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo.


23. Mutação:

É um termo que define o fenômeno da alteração brusca e inesperada do material genético (DNA) de um ser vivo, podendo, a partir de então, ser transmitido para os seus descendentes.


24. Seleção natural:

Seleção natural é o mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin, que afirmou que o meio ambiente atua como um selecionador de características, perpetuando os organismos mais aptos a sobreviver em determinado local.


25. Fósseis:

São restos de seres vivos ou evidências da sua existência que foram preservados. A preservação pode ocorrer tanto em rochas (normalmente sedimentares) quanto em outros materiais, como gelo e âmbar (resina).


26. Teia alimentar: A teia alimentar pode ser definida como um conjunto de cadeias alimentares de um determinado ecossistema.


Tenhamos todos um ótimo ano letivo de 2021!!


Professor Jimmy Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário