GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DESPOSTO
Escola Estadual Presidente Castelo Branco
Educação de Jovens e Adultos
3º Seguimento
Simulado de Teste de Biologia
Questão 1
Um
gato de cor castanha foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era de cor
preta, e teve 7 filhos de cor preta e 6 filhos de cor castanha. Já a outra
fêmea, também de cor preta, teve 14 filhos, sendo todos eles de cor preta. A
partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da
primeira e da segunda fêmea respectivamente:
a)
Aa, aa, aa. b) AA, aa, aa. c) aa, AA, aa.
d)
Aa, Aa, AA. e) aa, Aa, AA.
Questão 2
Se
cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:
a)
Apenas indivíduos Aa;
b)
indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;
c)
indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;
d)
Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.
Questão 3
Suponhamos que a cor dos olhos seja estabelecida por pares de genes, onde C seja dominante para olho escuro e c recessivo para olho claro. Um homem que possua os olhos escuros, mas com mãe de olhos claros, casou-se com uma mulher de olhos claros cujo pai possui olhos escuros. Determine a probabilidade de nascer uma menina de olhos claros.
Os pares de genes do homem são: C (dominante) e c
(recessivo), pois ele possui olhos escuros, mas a mãe era de olhos claros.
Portanto, olho escuro (Cc).
Questão 4
A probabilidade de
um casal ter um filho do sexo masculino é 0,25. Determine a probabilidade de o
casal ter dois filhos de sexos diferentes.
Se a chance de ter
filho do sexo masculino é de 0,25, então a chance de ter um filho do sexo
feminino será:
Questão 5
Tendo em vista que
a miopia é considerada uma doença recessiva, determine a probabilidade de
nascer uma criança míope de um casal normal, heterozigoto para miopia.
Questão 6
(UEPB PB) – Sobre o
vocabulário genético, associe corretamente:
I. genótipo; II. Fenótipo; III. Gene; IV. heredograma.
A. É a montagem de
um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa
familiar ou pedigree.
B. Cada segmento de
DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
C. É a constituição
genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos
genitores.
D. São as
características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente
determinadas.
Assinale a
alternativa correta:
a) I-A; II-B; III-D;
IV-C. b) I-C; II-D; III-B; IV-A. c)
I-B; II-A; III-D; IV-C. d) I-A; II-C; III-B;
IV-D. e) I-D; II-B; III-A; IV-C.
Questão 7
(UFC CE) – Gregor
Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou
experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas
hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
a) o androceu e o
gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da
autofecundação.
b) a semente
apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a
nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
c) as
características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e
assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
d) os grãos de
pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas
modificadas se situam muito próximas umas das outras.
e) o número de
descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a
observação das características da flor e da semente.
Questão 8
(Unifor/CE/C.
Específicos/Janeiro) – Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada
por um par de alelos. O alelo que determina sementes amarelas V é dominante
sobre o que determina sementes verdes v. Um pé de ervilha formou uma vagem com
sementes amarelas e sementes verdes. Isso significa que a flor que formou essa
vagem apresentava oosferas
a)
VV – pólen vv. b) VV e vv –
pólen vv. c) Vv – pólen Vv e vv.
d)
V e v – pólen V e v. e) V – pólen v
Questão 9
(UFRN
RN) – Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde. Do cruzamento
de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número
corresponde à quantidade de descendentes amarelos.
a)
360 b) 540 c) 180 d)
720 e) 900
Questão 10
(Unifor
CE/CG/Janeiro) – Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o
seguinte:
I.
Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se
separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.
II.
Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo
que cada célula haploide só recebe um alelo do par.
III.
Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na
mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.
A primeira lei de Mendel está expressa em:
a)
I, somente. b) II, somente. c) I e II, somente.
d)
II e III, somente. e) I, II e III.
Questão 11
(Unimes
SP) – A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O
alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual
a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros,
resultante de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos
vermelhos?
a)
50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.
b)
25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.
c)
75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.
d)
100% cajus vermelhos.
e)
100% cajus amarelos.
Questão 12
(PUC
PR) – Quando duas populações da espécie vegetal ‘Zea mays’ (milho), uma homozigota para o alelo dominante (AA) e uma
homozigota para um alelo recessivo (aa), são cruzadas, toda a descendência da primeira
geração (F1) assemelha-se ao tipo parental dominante (Aa), embora seja
heterozigota. Porém, quando a geração F1 se intercruza, a proporção fenotípica
mendeliana 3:1 aparecerá na geração F2, pois os genótipos serão:
a)
1/2 AA e 1/2 aa. b) 1/4 AA, 1/2
Aa e 1/4 aa.
c)
1/3 AA e 1/4 aa. d) 1/4 Aa, 1/2 AA e 1/4
aa.
e)
é impossível determinar os genótipos utilizando os dados acima.
Questão 13
A
Genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa
ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um
monge chamado:
a)
Darwin. b) Lamarck. c) Mendel.
d)
Morgan. e) Hawking.
Questão 14
A
composição genética de um indivíduo recebe a denominação de:
a)
fenótipo. b) genótipo. c)
cariótipo.
d)
cromossomos. e) genes.
Questão 15
Marque
a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da
hereditariedade.
a)
gene. b) cromossomo. c) alelos.
d)
RNA. e) nucléolo.
Questão 16
Frequentemente,
no estudo de Genética, encontramos representações gráficas que demonstram as
relações de descendência e a ocorrência de alguma característica em uma
família. Essa representação recebe o nome de:
a)
Cladograma. b) Filogenia. c) Heredograma.
d)
Hemograma. e) Quadro de
Punnett.
Questão 17
(UFSCAR)
que é fenótipo?
a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) é o conjunto de características de um indivíduo.
e)
é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.
Questão 18
(PUCSP-83)
em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a
proporção de espermatozoides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?
a)
1/2. b) 1/4. c) 1/8. d) 1/3. e)
1.
Questão 19
A
determinação da cor do caju (vermelha ou amarela) é devida a um par de genes
alelos. O gene dominante determina cor vermelha. Um cajueiro proveniente de
semente heterozigota deverá produzir:
a) cajus vermelhos, vermelho-amarelados e amarelos, na proporção de
1:2:1.
b) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 3:1.
c) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 1:1.
d) apenas cajus amarelos.
e)
apenas cajus vermelhos.
Questão 20
O termo genótipo refere-se ao:
a) conjunto de todos os caracteres de um organismo;
b) conjunto de caracteres externos de um organismo;
c) conjunto de caracteres internos de um organismo;
d) conjunto de cromossomos de um organismo;
e)
conjunto de genes de um organismo.
Este teste, foi elaborato, utilizando questões de vestibulares de todo o Brasil. Todas de domínio público. Espero que ajudem vocês na hora da Prova bimestral.
Este simulado, será corrigido em sala de aula, questão por questão, por cada aluno, como parte do cronograma acordado por nós, na última aula.
Quem desejar o simulado respondido, pode enviar e-mail para jimmyoliveira2001@gmail.com ou através do WhatsApp (95) 99131-3570 e o enviarei em PDF.
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