domingo, 16 de julho de 2017

PROJETO SEMANA DO MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO 


ESCOLA ESTADUAL RORAIMA


SUBPROJETO DIVERSIDADE DE INSETOS NO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ

ESTRADA PRINCIPAL DO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ - FOTOGRAFIA TIRADA POR MIM - SIMPLESMENTE LINDA!


OBJETIVO GERAL

Identificar e Conhecer os insetos mais comuns no Parque Nacional do Viruá, o modo de vida e suas características; entender sua função para o equilíbrio do nosso meio ambiente.






Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Subfilo: Hexapoda

Classe: Insecta

Ordem: Orthoptera

Gênero: Ctenomorpha 

 Espécie: Ctenomorpha chronus



OBJETIVOS ESPECÍFICOS



  • Estimular o conhecimento sobre insetos.
  • Identificar sua estrutura corporal.
  • Reconhecer o meio em que vivem;
  • Estimular a higiene em nossos ambientes, em casa, na escola e nas ruas;
  • Identificar quais são os insetos que nos auxiliam;
  • Reconhecer os insetos produtores;
  • Conhecer como funciona a cadeia alimentar dos insetos.

Começando a pesquisa pelas trilhas do Parque Nacional do Viruá



JUSTIFICATIVA



A qualidade do ensino de ciências provido pelos sistemas escolares às crianças e jovens tem sido objeto de debates ao longo de vários anos. O ensino tradicional de ciências, do ensino fundamental até os cursos de graduação, tem se mostrado pouco eficaz, seja do ponto de vista dos estudantes e professores, quanto das expectativas da sociedade (CHALMERS, 1993).





Concentração no 1º dia, para a explicação do Projeto Semana do Meio Ambiente e Educação Ambiental no Parque Nacional do Viruá 



O estudo dos insetos nas instituições de ensino básico mostra-se muito relevante, pois esses animais formam o grupo de seres vivos mais diversos e abundante do planeta; e, dessa forma, estão muito presentes no cotidiano das pessoas. Além disso, os insetos são importantes do ponto de vista econômico e social, pois estão associados à transmissão de doenças (ex: mosquitos), são pragas agrícolas (ex: lagartas), produzem alimentos (ex: abelhas) e podem ser utilizados no controle biológico de outras pragas agrícolas (ex: vespas, joaninhas) (BUZZI, 2008).




Reino: Animalia
Subreino: Eumetazoa
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Superordem: Endopterygota
Ordem: Coleoptera
Subordem: Polyphaga
Infraordem: Cucujiformia
Superfamília: Cucujoidea
Família: Coccinellidae

Assim, é importante que os estudantes se familiarizem com esses animais e possam conhecer o seu importante papel ecológico na natureza.
Dessa forma, o emprego de caixas entomológicas contendo diferentes tipos de insetos fixados pode ser um importante instrumento para ser utilizado por professores do ensino básico para ministrar aulas práticas sobre os insetos.




Cupinzeiro, em uma das espécies de árvores existentes no Parque.


Segundo ALMEIDA et al. (1998), as caixas entomológicas possibilitam que os exemplares de insetos sejam armazenados com segurança e servem como um importante instrumento didático para que os alunos possam conhecer a morfologia externa e a diversidade dos insetos.



Caixa entomológica produzida pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio Regular,  juntamente com a professora de Biologia Cida Reis, como parte do Projeto Frutas, realizado na Escola Roraima, no ano passado.



Caixa entomológica produzida pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio Regular, como parte do Projeto Frutas, realizado na Escola Roraima, no ano passado.


Caixa entomológica produzida pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio Regular, como parte do Projeto Frutas, realizado na Escola Roraima, no ano passado.

RESULTADOS ESPERADOS

Que os alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Roraima, aprendam e desenvolvam habilidades científicas de coleta, identificação e montagem das mostras de insetos.
Construção de caixas entomológicas, dependendo da variedade de insetos que poderão ser encontrados na área do Parque Nacional do Viruá.
Fornecer à Escola Roraima, material científico para compor a sala temática de Ciências e Biologia.



Ainda na trilha de madeira, com seus puçás (um tipo de peneiras), para a captura de borboletas, grilos, gafanhotos e demais insetos.


METODOLOGIA

Ao longo das aulas práticas no Parque Nacional do Viruá, a execução do Projeto será dividida em três partes: (1) Captura, armazenamento; (2) Pesquisa bibliográfica, com auxílio da internet; (3) Montagem das caixas entomológicas para a apresentação na culminância do Projeto.

1 – Captura e armazenamento dos insetos: nessa atividade os alunos e o professor-coordenador realizarão coletas de insetos. Os insetos serão montados em alfinetes entomológicos, serão secos à luz do Sol, pois não dispomos de estufas para o procedimento, posteriormente, acondicionados nas caixas entomológicas junto a uma etiqueta de identificação. A coleta dos insetos se dará no decorrer do ano letivo, pois estamos no período chuvoso na região a e demanda por insetos de algumas Ordens está escassa.


Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Subfilo: Hexapoda

Classe: Insecta

Ordem: Orthoptera

Gênero: Ctenomorpha 

Espécie: Ctenomorpha chronus



Louva-a-deus folha seca

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Subfilo: Hexapoda

Classe: Insecta

Subclasse: Pterygota

Infraclasse: Neoptera

Superordem: Dictyoptera

Ordem: Mantodea



2 – Pesquisa bibliográfica: nessa atividade os alunos, juntamente com o professor-coordenador farão uma pesquisa bibliográfica em livros didáticos e periódicos científicos, com a ajuda da internet, a fim de delimitar a metodologia de coleta e montagem dos insetos. Além disso, será realizada a montagem do material didático que será entregue junto com as caixas entomológicas à escola, no qual será descrito, em uma mostra fotográfica, as principais características ecológicas, morfológicas e fisiológicas dos insetos.


A ordem Hymenoptera é um dos maiores grupos dentre os insetos, compreendendo as vespas, abelhas e formigas. Possui atualmente cerca de 115 000 espécies descritas, distribuídas em 99 famílias taxonômicas.


3 – Confecção das caixas entomológicas junto com o material didático para a escola: nessa atividade os alunos e o professor-coordenador, irão apresentar o resultado da pesquisa e do trabalho de campo. O material didático terá como finalidade dar ao professor de Ciências e Biologia um aporte de informações teóricas que poderão ser utilizadas nas aulas práticas de visualização dos insetos a partir das caixas entomológicas. Devido ao período de muitas chuvas, não foi possível coletar bastante insetos e os alunos farão este trabalho ao longo do 2º e 3º bimestres.

AÇÕES PREVISTAS


Realização de saídas de campo para a coleta de insetos;




Turmar chagando ao parque.
Meu filho é esse loirinho aí... Só observando!



 Nossa amiga da escola e Chefe do Parque Nacional do Viruá, 
Beatriz Lisboa



Olha a cara da felicidade, em ter uma aula diferenciada em que irão aprender muito mais do que somente em sala de aula.



Aquele olhar diferenciado, que faz toda a diferença. Outra maneira de olhar a natureza, com respeito e amor.



Alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, recebendo as recomendações necessárias antes de entrarem nas trilhas. Sim, o Projeto foi para todas as turmas, e cada professor trabalhou sua disciplina com uma turma, anteriormente escolhida.



Conhecendo a trilha suspensa, feito com madeira apreendida, está trilha, quando terminada, terá a extensão de cerca de 1 Km, dentro da mata. Excelente para observação de animais, como pássaros.



Aquela paradinha para a selfie com a galera.




Aquela paradinha para a selfie com a galera.
  • Montagem da cartilha didática em forma de fichário;
  • Divulgação dos resultados em eventos relacionados com a temática ambiental e educacional.
  • Uso de lupas, para facilitar a observação dos mais variados tipos de insetos e suas estruturas.
  • Celulares e máquinas fotográficas, para registrarem os momentos da pesquisa e realizar uma mostra fotográfica.

ESTRATÉGIAS

DIVISÃO DOS INSETOS POR ORDEM, PARA CADA ALUNO

CLASSE

A classe Insecta, pela diversidade, é dividida em numerosas ordens. A seguir, apresentaremos algumas das principais que serão trabalhadas pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Roraima.


ORDENS

a) Ordem Thysanura: são ametábolos , ápteros  e podem executar movimentos rápidos. Têm longas antenas e três cercos caudais, que dão aspecto de "três caudas". Alimentam-se de folhas mortas e restos vegetais ou, nas casas, de papel e tecidos. Hoje em dia ainda existem poucos estudos sobre a biodiversidade deste grupo de insetos. As espécies mais comuns encontradas no Brasil são Lepisma saccharina, Acrotelsa collaris e Ctenolepisma ciliata. Exemplo: a traça-dos-livros. (Josué)

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Thysanura
Família: Lepismatidae
Gênero: Lepisma
Espécie: Lepisma saccharina (Linnaeus, 1758)

b) Ordem Orthoptera e Blattaria ou Blattodea: insetos hemimetábolos , dotados de uma grande cabeça com peças bucais mastigadoras. Herbívoros ou omnívoros (comem "de tudo"). Exemplos: gafanhotos, grilos, louva-a-deus e baratas. (José, Daniel)


Ordem Orthoptera (gafanhoto, esperança e grilo)

Ordem Blattaria ou Blattodea

c) Ordem Isoptera: os animais pertencentes a essa ordem possuem aparelho bucal mastigador e alimentam-se de madeira. Nesses animais as asas estão presentes apenas na época da cópula em reis e rainhas, sendo os soldados e operários ápteros, são hemimetábolos e apresentam estrutura social. Exemplo: os cupins. (Cleonice, Jonas)

Um dos vários tipos de cupinzeiros (casas de cupins), encontrados nas trilhas do Parque.

d) Ordem Odonata: os animais pertencentes a essa ordem possuem aparelho bucal mastigador (predadores). Possuem dois pares de asas membranosas, longas e estreitas. São animais hemimetábolos com ninfas (fase jovem) aquáticas. O corpo dos adultos é esguio e apresenta cor verde ou azul.  Exemplos: libélulas. (Tais)



Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Odonata
Subordem: Anisoptera
Família: libellulidae
Gênero: Pantala
Espécie: Pantala flavencens (Fabricius, 1798)

e) Ordem Homóptera (atualmente subordem da Hemíptera): possuem peça bucal sugadora e são herbívoros, carnívoros ou ecto-parasitas. São hemimetábolos. Exemplos: "barbeiros" e percevejos. (Raquel)



Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Família: Reduviidae
Subfamília: Triatominae
Gênero: Triatoma
Espécie: Triatoma infestans (Klug, 1834)


f) Ordem Hemíptera: os animais pertencentes a essa ordem possuem aparelho bucal picador-sugador, são hemimetábolos. Exemplo: cigarras e pulgões. (Elias)


Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Subordem: Homoptera
Família: Cicadidae
Género: Carineta
Espécie: Carineta fasciculata (Germar, 1821)


Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Subordem: Homoptera
Superfamília: Aphidoidea
Família: Aphididae
Género: Phorodon
Espécie: Phorodun humuli


g) Ordem Díptera: os animais pertencentes a essa ordem possuem aparelho bucal sugador e têm uma alimentação que varia de acordo com a espécie. São animais holometábolos, com um par de asas membranosas e outro par de asas transformado em balancins para equilíbrio do animal, são holometábolos , e muitos dos representantes da ordem transmitem doenças. Exemplos: moscas, mosquitos, borrachudos e pernilongos. (Josemilda)


Vários exemplares


Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Subordem: Brachycera
Infraordem: Muscomorpha
Superfamília: Oestroidea
Família: Calliphoridae
Gênero: Chrysomya 
Espécie: Chrysomya megacephala

h) Ordem Lepidóptera: apresentam a peça bucal sugadora, longa e enrolada quando em repouso. As asas são grandes, membranosas e coloridas. São insetos holometábolos, e as suas lagartas representam prejuízo para muitas lavouras. Exemplos: borboletas e mariposas. (Rafael)


Mariposa de olho preto
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Saturniidae Hübner, 1819
Gênero: Automeris


Borboleta monarca

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Género: Danaus
Espécie: Danaus plexippus (Linnaeus, 1758)

i) Ordem Coleóptera: os animais pertencentes a essa ordem possuem aparelho bucal mastigador, são holometábolos, com asas anteriores convexas e rígidas que protegem as asas posteriores membranosas. Trata-se da maior ordem conhecida de seres vivos (mais de 400.000 espécies descritas). A característica mais significativa do grupo é a presença da carapaça sobre as asas. Na verdade, essa carapaça, o élitro, é a asa anterior modificada. Há espécies herbívoras e outras carnívoras. Exemplos: besouros e joaninhas. (Geinan e Josiane)



Besouros e joaninhas

j) Ordem Hymenóptera: uma das mais polimorfas ordens de insetos (cerca de 250.000 espécies), apresenta animais dotados de peças bucais sugadoras, mastigadoras ou lambedoras. Em algumas espécies, como nas formigas, as asas estão presentes apenas nos indivíduos sexualmente ativos. São holometábolos e apresentam estrutura social. Exemplos: formigas, vespas e abelhas. (Gustavo)


Abelha, formiga e vespa

ALUNOS DA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR


Alunos que puderam participar do Projeto, juntamente com nosso amigo Administrador do Parque e também pai de aluno Iran das Chagas Almeida.


CLEONICE UNGASTE RODRIGUES
DANIEL ALMEIDA DE LIMA
ELIAS OLIVEIRA SILVA
GEINAN VIEIRA MORAIS
GUSTAVO BARROS MOTA
JONAS SILVA CUNHA
JOSÉ FERREIRA DA SILVA NETO
JOSEANE FERREIRA DE ANDRADE
JOSEMILDA DE MORAES VIANA
JOSUÉ DOS SANTOS COSTA 
RAFAEL OLIVEIRA BRITO
RAQUEL OLIVEIRA SILVA
TAÍS MORTORELLE ROCHA DA SILVA



Jimmy Costa de Oliveira - Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Roraima. Projeto Semana do Meio Ambiente e Educação Ambiental no Parque Nacional do Viruá e professor-orientador da turma de 2º ano do Ensino Médio Regular, no Subprojeto Diversidade de Insetos no Parque Nacional do Viruá.
E-mail/Skype: jimmyoliveira2001@yahoo.com.br


REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6023: informação e documentação: referencias: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
________. NBR 6027: informação e documentação: sumário: elaboração. Rio de Janeiro, 2003. Caso tenha necessidade de colocar o sumário. Será necessária no Artigo.
________. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. Será necessária no Artigo.
________. NBR10520: informação e documentação: citação: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. Será necessária no Artigo.
________. NBR14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. Será necessária no Artigo.
________. NBR15287: informação e documentação: projetos de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. Será necessária no Artigo.
ALMEIDA, L. M.; RIBEIR-COSTA, C. S.; MARINONI, L. 1998. Manual de coleta, conservação, montagem e identificação de insetos. Ribeirão Preto: Holos, 78p.
Brasil Escola. 2009. Brincadeiras e brinquedos culturais. Cultura. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm>. Acesso em: 20 mar. de 2017.
BORGES, A. T. 2002. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19(3): 291-313.
BUZZI, Z. J. 2008. Entomologia Didática. 4ª Ed. Curitiba: UFPR, 347p.
CHALMERS, A. F. 1993. O que é a ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 68p.
GERSON AZULIM ULLER. Bancos de Projetos de Extensão. Caixas entomológicas como estratégia para divulgação científica em escolas públicas. Disponível em:  <http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/2015330154741202caixas_entomologicas_como_estrategia_para_a_divulgacao_cientifica_em_escolas_publicas_.pdf>. Acesso em 03 jul. 2017.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/amazonia/unidades-de-conservacao-amazonia/1988-parna-do-virua>. Acesso em 04 jul. 2017.

Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio. Disponível em: <https://ppbio.inpa.gov.br/sitios/virua>. Acesso em 04 jul. 2017.














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