sexta-feira, 14 de março de 2014

TEORIA DA BIOGÊNESE vs TEORIA DA ABIOGÊNESE


TEORIA DA BIOGÊNESE VS TEORIA DA ABIOGÊNESE









Resumo

A teoria da Abiogênese foi posta em causa pelo físico italiano Francesco Redi, no séc. XVII (1668) e pelo cientista italiano Lazzaro Spallanzani no séc. XVIII (1776), que propuseram a teoria da Biogênese, que dizia que qualquer forma de vida só podia provir de outra pré-existente, tendo esta sido aceite e defendida por nomes ilustres, como Descartes, Newton, William Harvey e Van Helmont e mantido a sua grande aceitação até meados do séc. XIX. Só em 1862, quando o químico Francês Louis Pasteur realizou experiências que provaram a não existência de geração espontânea é que a Teoria da Abiogênese foi ultrapassada a favor da Teoria da Biogênese defendida por Redi.

Pasteur mostrou que o ar é uma fonte de microorganismos. Trabalhou com balões esterilizados onde colocou um caldo nutritivo. Posteriormente, aqueceu o gargalo do balão, dando-lhe várias curvaturas. Ferveu então o liquido nutritivo. Ao arrefecer, os vapores de água condensaram-se nas curvaturas do balão em pescoço de cisne, impedindo a entrada de poeiras e micróbios. Verificou depois que nos balões não aparecia vida. Partiu então os tubos de alguns balões e verificou que passadas 24 horas o caldo nutritivo estava coberto de germes, enquanto que nos balões intactos continuava a não aparecer vida.

Com esta experiência foi definitivamente "imposta" a teoria da biogênese e deitadas por terra as críticas que os defensores da abiogênese faziam, dizendo que ao ferver o caldo nutritivo, o seu "princípio ativo" era destruído."

Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/teoria-da-abiogenese.html

















Nenhum comentário:

Postar um comentário