sábado, 22 de outubro de 2011

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio em Roraima: Quem perdeu?

QUEM PERDEU O 1º DIA PODERÁ FAZER A PROVA DESTE DOMINGO, SEGUNDO MEC

A pontualidade é o primeiro ponto-chave, a primeira barreira que um candidato enfrenta para continuar concorrendo a uma vaga na universidade, porém, os brasileiros, ainda, continuam pecando neste importante quesito.

Muitos candidatos encontraram os portões fechados no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). As provas deste sábado (22) tiveram início às 13h no horário de Brasília e terminam às 17h30. No domingo (23), o horário é das 13h às 18h30 e, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), quem não conseguiu fazer as provas deste sábado poderá comparecer ao local de prova neste domingo. 

Ainda não há informações oficiais sobre o Enem em Roraima, mas a FolhaWeb apurou que o número de faltosos foi alto. A assessoria de imprensa do INEP informou que a perda das provas de sábado (ciências humanas e ciências da natureza) não implicam na eliminação do candidato. A nota zero em duas das cinco provas, porém, deve comprometer bastante a média final.  Trânsito, atrasos, confusão com o fuso horário foram algumas das justificativas dadas por estudantes ao G1 para chegar atrasado ao local de prova do Enem. Neste domingo, as provas de matemáticas, redação e linguagens e códigos começam também às 13h (horário de Brasília).
   
                  

Quem está nesta situação e vai usar o Enem para tentar uma vaga em universidades inscritas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode ter poucas chances no processo seletivo. Mas o Inep recomenda a esses candidatos que participem do segundo dia de provas como forma de treinamento para o ano que vem e também para evitar traumas.Hoje e amanhã, 22 e 23 de outubro, mais de cinco milhões de pessoas farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país, sendo 16.322 em Roraima. Como a avaliação viabiliza o ingresso em duas instituições locais de ensino superior, a proximidade da prova deixa muitos alunos ansiosos. A adesão ao exame tem sido crescente, uma vez que ele garante o acesso a 100% das vagas do ensino superior no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRR) e 20% nas vagas da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Os portões para provas abrirão a partir das 10h e serão fechados às 11h, horário local. Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. No dia da prova, os candidatos devem ter em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o exame, pois o uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Só poderão levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.

Lembrem-se de se reservarem para o dia de amanhã, pois terão bastante tempo para se divertirem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário