sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Submarino de Richard Branson vai explorar os pontos mais profundos do oceano


Planos incluem visitar lugares com cerca de 11 km de profundidade, ainda inexplorados

Richard Branson, fundador do grupo Virgin, vai explorar os pontos mais profundos da Terra a bordo de seu submarino Virgin Oceanic. O projeto tem início ainda este ano e se estenderá até 2012.

Somente 3% do solo oceânico é conhecido. O plano é que seres humanos - entre eles o próprio Branson - pilotem o Virgin Oceanic nos oceanos Ártico, Atlântico Sul e Índia. "As oportunidades de ver e aprender com esses mergulhos são monumentais", comenta o dono da ideia para o site Geek Beat.


 
Por enquanto, a aventura tem 2 estágios programados. O primeiro será conduzido pelo piloto Chris Welsh. Ele vai explorar o ponto mais profundo da Terra: o fosso de Mariana, que fica 11 km abaixo do nível do mar. A segunda parte será pilotada por Richard, que visitará o fosso de Porto Rico, que fica a 8 km de profundidade e é o ponto mais profundo do Oceano Atlântico. Ambos os locais são totalmente inexplorados pelos seres humanos.


 
O barco de Branson, chamado de Cheyenne, será o ponto de lançamento e tem cerca de 38 metros. O submarino é feito de titânio e fibra de carbono, para ficar leve e, ao mesmo tempo, super resistente, uma vez que a pressão no ponto mais profundo é igual a 1000 atmosferas. O veículo, é claro, foi preparado para aguentar essas pressões.

Estou  ansioso para ver o Discovery Channel fazer essa viagem e mostrar, em seus maravilhosos e criativos documentários, os segredos ainda guardados no fundo desse imenso oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário