segunda-feira, 19 de outubro de 2020

2º ANO - CAPÍTULO 7 - Parte 2 - ANGIOSPERMAS

CAPÍTULO 7 - PARTE 2

ANGIOSPERMAS



Angiospermas

São caracterizadas principalmente por possuírem óvulo e sementes abrigados em um ovário. A flor é seu órgão reprodutivo. Assim como os estróbilos das gimnospermas, as flores são ramos onde os meristemas apicais se diferenciaram ao máximo.


Dessa forma, tal qual nos estróbilos, o eixo, aqui transformado em receptáculo, internos muito curtos, o que leva os esporófilos (androceu e gineceu) a nascerem em espiral compacta ou verticiladamente. Além dos esporófilos, os eixos florais geralmente portam apêndices estéreis (cálice e corola).


As angiospermas representam o grupo de maior diversidade entre as plantas terrestres, com mais de 250 000 espécies; esse sucesso se deve a adaptações vegetativas e reprodutivas, sendo as principais:

a- formação de ovário, através do dobramento e soldadura dos carpelos (macrosporófilos), protegendo óvulos e sementes;

b- pólen pousando no estigma e não mais diretamente na micrópila;

c- óvulos com dois tegumentos;

d- órgãos de reprodução não mais reunidos em estróbilos, mas em flores, onde os estames representam os microsporófilos e os ovários, os macrosporófilos;

e- redução acentuada do megagametófito, aqui denominado saco embrionário, formado a partir de uma tétrade de macrósporos originados por meiose, onde apenas um evolui, dividindo-se por 3 vezes seguidas, originando 8 núcleos, dos quais 3 se agrupam próximo à micrópila (duas sinérgides laterais e uma oosfera central); outras 3 migram para a extremidade oposta, constituindo antípodas; no centro do saco embrionário instalam-se os dois núcleos restantes, denominados núcleos polares da célula média;

f- dupla fecundação: ocorre exclusivamente nas angiospermas: o tubo polínico cresce através do estilete até o ovário, atravessa a micrópila do óvulo, lançando em seu interior duas células espermáticas; uma se funde com a oosfera, originando o zigoto e a outra se une aos núcleos polares, formando um tecido triploide, o endosperma, que frequentemente acumula grande quantidade de reservas nutritivas (amido, óleo, açúcares, etc.). O embrião é formado após sucessivas divisões do zigoto, nutrindo-se do endosperma.

Observação: Alguns autores italianos e argentinos, utilizam uma nomenclatura diferente para as estruturas reprodutivas. Observe abaixo os termos e suas respectivas definições:

Micrósporo = andrósporo > esporos que originam microgametófitos.

Macrósporo ou megásporo = ginósporo > esporos que originam macro ou megagametófitos.

Microsporângio = androsporângio = saco polínico > esporângio produtor de micrósporos.

Microsporângio = ginosporângio > esporângio produtor de megásporos.

Microsporofilo = androsporofilo > estrutura de natureza foliar que sustenta 1 ou mais microsporângios.

Macrosporófilo = ginosporófilo > estrutura de natureza foliar que sustenta 1 ou mais megasporângios.

Microgametófito - andrófito = gametófito masculino (n) > pólen em estado tricelular - representa a geração sexuada masculina, originada a partir do micrósporo; suas estruturas reprodutivas são os gametas masculinos (anterozoides ou células espermáticas).

Macrogametófito ou megagametófito - ginófito = gametófito feminino (n) = saco embrionário maduro > representa a geração sexuada feminina, originada a partir do megásporo; suas estruturas reprodutivas são os gametas femininos (oosfera e célula média).

Microstróbilo = androstróbilo > estróbilo (ramo modificado portando esporofilos) que produz micrósporos.

Macrostróbilo = ginostróbilo > estróbilo que produz macrósporos.

Anterídio = androgônio > gametângio masculino > produz gametas masculinos.

Arquegônio = ginogônio > gametângio feminino > produz gametas femininos.

Anterozoide ou células espermáticas > gametas masculinos, sendo o primeiro tipo com flagelos.

Oosfera > gameta feminino.

Fonte: https://professores.unisanta.br/maramagenta/angiospermas.asp





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário