terça-feira, 25 de setembro de 2012

Exercício sobre Briófitas e Pteridófitas


GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA
ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM HOTELARIA

PROFESSOR JIMMY COSTA DE OLIVEIRA

Aluno (a): ____________________________________________ Turma: _________ Data: ____________

Exercício sobre Briófitas e Pteridófitas
Vale 40,0 pontos




1. No quadro abaixo estão enumeradas algumas características que podem ou não estar presentes nos vários grupos de vegetais.

Característica
Briófitas
Pteridófitas
I Meiose gamética
Sim
Sim
II Fase gametofítica predominante
Sim
Não
III Presença de tecidos condutores
Não
Sim
IV Necessidade de água para reprodução
Sim
Não

Estão corretas apenas:
a) I e II.             b) II e III.                       c) I e III.                        d) III e IV.                     e) II e IV.

2. O Reino Vegetal foi dividido informalmente em dois grandes grupos: Criptógamos e Fanerógamos, considerando-se principalmente os aspectos reprodutivos. Abaixo, há uma série de exemplos de vegetais, identificados por algarismos e algumas de suas principais características:
1) Plantas vasculares, com sementes, porém sem frutos.
2) Plantas com sistema condutor de seiva, com flores, sementes e frutos.
3) Plantas com sistema condutor, com raízes e sem sementes.
4) Plantas avasculares, com rizoides e sem sementes.
As características descritas pelos algarismos de 1 a 4 representam, respectivamente:
a) gimnospermas, angiospermas, pteridófitas e briófitas.
b) pteridófitas, angiospermas, gimnospermas e briófitas.
c) pteridófitas, angiospermas, briófitas e gimnospermas.
d) angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas.
e) angiospermas, gimnospermas, briófitas e pteridófitas.

3. Entre as adaptações dos vegetais à vida terrestre, uma das mais importantes está relacionada com o desenvolvimento da reprodução sexuada independente do meio aquático. Sob este aspecto, os vegetais terrestres que conseguiram superar a dependência da água para a fecundação dos gametas foram apenas as:
a) pteridófitas.              b) gimnospermas.        c) briófitas.       d) angiospermas.         e) gimnospermas e angiospermas.

4. São plantas vasculares:
a) pteridófitas, musgos e hepáticas.     b) hepáticas e angiospermas.   c) antóceros, hepáticas e musgos.
d) pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.                       e) apenas as angiospermas.

5. Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas nas:
a) gimnospermas.         b) coníferas.     c) briófitas.       d) pteridófitas.  e) angiospermas.

6. São vegetais que apresentam estruturas chamadas rizoides, as quais, servindo à fixação, também se relacionam à condução da água e dos sais minerais para o corpo da planta. Apresentam sempre pequeno porte, em decorrência da falta de um sistema vascular. Nenhum dos seus representantes é encontrado no meio marinho.
O texto acima se aplica a um estudo:
a) das pteridófitas.       b) dos mixofitos.          c) das briófitas.                        d) das clorofitas.          e) das gimnospermas.

7. Considere as seguintes características dos vegetais:
I. Sistema vascular;      II. Grãos de pólen e tubo polínico;        III. Sementes nuas.
Dessas, são comuns às gimnospermas e angiospermas:
a) somente I.                b) somente II.               c) somente III.               d) I e II apenas.             e) I, II e III.

8. (UCDB-MT) Considerando a grande variabilidade das:
Coluna A
Coluna B
I – corolas vistosas
a – vento
II – estigmas plumosos
b – pássaros
III – flores que abrem à noite
c – mosca-varejeira
IV – cheiro de carniça
d – morcego
A associação correta é:
a) I-b; II-c; III-a; IV-d.      b) I-c;II-b; III-d; IV-a.      ) I-b; II-a; III-d; IV-c.       d) I-a;II-d; III-b; IV-c.      e) I-d; II-a; III-c; IV-b

9. Um horticultor deseja obter indivíduos geneticamente idênticos (clones) a uma samambaia comercialmente valiosa. Para alcançar esse objetivo ele deve:
a) cultivar os esporos produzidos por essa samambaia.
b) induzir artificialmente a autofecundação dessa samambaia.
c) implantar núcleos de esporos dessa samambaia em oosferas anucleadas de outras plantas.
d) introduzir DNA extraído de folhas dessa samambaia em zigotos de outras plantas.
e) obter fragmentos de rizoma (caule) dessa samambaia e cultivá-los.

10. Nas regiões dos manguezais é comum se encontrar raízes que crescem verticalmente do solo e vão atingir o nível da maré alta. Elas desenvolvem estruturas para permitir a vida nestes locais e se relacionam com:
a) melhor flutuação.      b) trocas gasosas.       c) o acúmulo de reservas nutritivas.      d) a fixação das folhas.
e) o aproveitamento do sal marinho.

11. Existem plantas que, por suas características morfológicas, são mais adaptadas à função de conter a erosão do solo, como em encostas de morros, taludes e beiras de estradas. Entre as plantas indicadas para este fim, costuma-se utilizar espécies do grupo das Gramíneas.
Indique a alternativa que apresenta uma característica que corresponde ao grupo acima citado.
a) folhas sem bainha.   b) sementes com dois cotilédones.      c) flores pentâmeras.    d) raízes fasciculadas
e) folhas peninérveas.

12. Apresentam função de fixação:
a) espinhos.     b) acúleos.       c) gavinhas.      d) estípulas.     e) coifa.

13. Que partes de uma planta são ingeridas em uma refeição constituída de batatinha, cenoura, milho verde, grãos de feijão e alcachofra?
Batatinha
cenoura
milho verde
grãos de feijão
alcachofra
a)
Raiz
caule
fruto
fruto
inflorescência
b)
Raiz
raiz
semente
semente
flor
c)
Caule
raiz
semente
fruto
flor
d)
Caule
raiz
fruto
semente
inflorescência
e)
Caule
caule
semente
fruto
inflorescência

14. Com relação ao transporte de seivas nas plantas vasculares, pode-se afirmar que:
I – o floema é constituído por elementos de vasos e traqueideos;
II – a seiva elaborada é constituída, principalmente, de água e sais minerais;
III – a seiva bruta é transportada das raízes às folhas através dos vasos lenhosos;
IV – os vasos liberianos, em geral, ocupam a posição mais externa do caule, transportando produtos da fotossíntese.
Está (ão) correta(s):
a) I e II.             b) III e IV.          c) apenas III.                 d) apenas IV.                e) I, II, III e IV.

15. Plantas jovens e muito semelhantes foram de início, cultivadas num meio nutritivo sem a presença de nitrogênio. A partir de determinado momento, foram regadas com uma solução de nitrato, em que o elemento nitrogênio era radioativo. A intervalos regulares, retiraram-se algumas plantas e investigou-se nelas a presença de matéria radioativa em cortes realizados ao nível das raízes e ao nível da folha.
O quadro resume os resultados obtidos.
Tempo (em horas)
0
12
18
120
126
Raiz
Seiva bruta
Seiva elaborada

+
+
+
+
+
Folha
Seiva bruta
Seiva elaborada


+
+
+
+
+
 Resultado: presença (+) ou ausência (–) de radiação.
  
Após a análise dos resultados, foram feitas as afirmativas abaixo.
I – O nitrogênio, fazendo parte da seiva bruta, passou, através do xilema, da raiz às folhas.
II – O elemento nitrogênio encontra-se sob a forma orgânica no xilema.
III – Após a realização da fotossíntese, fazendo parte da seiva elaborada, o nitrogênio passou, através do floema, das folhas à raiz.
IV – No floema, o nitrogênio encontra-se sob a forma mineral.
As afirmativas corretas são:
a) I e II, apenas.            b) I e III, apenas.           c) I e IV, apenas.          d) II e III, apenas.          e) II e IV, apenas.

16. Parênquimas são tecidos vegetais que preenchem os espaços entre a epiderme e os tecidos condutores.
Faça a associação correta entre os parênquimas vegetais e a principal função que desempenham.

Parênquimas
Função
A – medular
I – reserva de água
B – clorofiliano
II – preenchimento
C – amilífero
III – reserva de ar
D – aquífero
IV – assimilação
E – aerênquima
V – reserva de amido
 01. A – II.
02. B – IV.
04. C – V.
08. D – III.        
16. E – I.
Dê como resposta a soma dos números referentes às associações corretas.
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 31.
e) 7.

17. Considere as duas listas abaixo:
I. Nectários.      II. Vasos lenhosos.       III. Fibras esclerenquimáticas.   IV. Epiderme com cutícula.
a. sustentação.             b. condução.    c. secreção.     d. proteção.
Indique a alternativa que associa corretamente as estruturas mencionadas à respectiva função.
a) I-b;       II-a;       III-c;       IV-d.
b) I-b;       II-c;       III-d;       IV-a.
c) I-c;       II-a;       III-b;       IV-d.
d) I-c;       II-b;       III-a;       IV-d.
e) I-d;       II-b;       III-c;       IV-a.

18. Em pesquisas desenvolvidas com eucaliptos, constatou-se que a partir das gemas de um único ramo podem-se gerar cerca de 200000 novas plantas, em aproximadamente 200 dias, enquanto os métodos tradicionais permitem a obtenção de apenas cerca de cem mudas a partir de um mesmo ramo. A cultura de tecido é feita a partir:
a) de células meristemáticas.
b) de células da epiderme.
c) de células do súber.
d) de células do esclerênquima.           
e) de células do lenho.

19. Com relação às células e tecidos das plantas vasculares, é correto afirmar que:
01)   na epiderme das plantas vasculares podem-se encontrar estômatos e tricomas.
02)  o xilema está relacionado com armazenamento e transporte de alimentos.
04) o floema está relacionado com a condução de água, sendo responsável pelo movimento ascendente.
08)   os nectários florais e extraflorais são exemplos de estruturas secretoras.
16) as células do esclerênquima apresentam paredes secundárias espessas e geralmente lignificadas.
32)  o conjunto xilema-floema forma um sistema vascular contínuo que percorre a planta inteira.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas. (__)

20. A professora apresentou aos alunos a seguinte tarefa: trazer um exemplar de uma espécie qualquer de angiosperma que apresentasse como características:
1. corpo rico em aerênquima;
2. epiderme muito pouco diferenciada;
3. caule com poucos feixes liberolenhosos.
4. sistema radicular do tipo fasciculado com raízes muito finas e compridas. Com grande probabilidade, cumpriu essa tarefa o aluno que procurou essa planta em um ambiente:
a) rochoso.
b) desértico.
c) aquático.
d) subterrâneo.
e) arenoso.


Espero que resolvam da melhor maneira possível, pois o prazo de entrega será até nossa próxima aula!

Abraços!

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