domingo, 10 de junho de 2012

Gonorreia


A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível,  também conhecida pelos nomes: blenorragia, uretrite gonocócica, esquentamento, corrimento, escorrimento e pingadeira. É uma doença causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que afeta, principalmente, a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo, ocorre tanto em homens quanto em mulheres.


Como é uma DST, a prática sexual desprevenida - inclusive anal e oral - é uma forma de transmissão. Assim, ânus e faringe podem, também, se comprometer. A probabilidade de contaminação após o relacionamento com um parceiro doente é de 90%.


Bebês correm o risco de serem infectados por suas mães, no momento do parto, apresentando danos oculares.


Algumas mulheres podem ter a doença sem, no entanto, apresentarem sintomas. Esses aparecem aproximadamente dez dias após o contato. Nestas, dores na região inferior do abdome, hemorragia e dor ao urinar podem aparecer. 

Nos homens, inflamação, incômodo ao urinar e secreção com pus – características semelhantes às que ocorrem quando há infecção anal. Ínguas na região da virilha podem aparecer.


Sintomas
A partir do momento em que penetra no canal da uretra, a bactéria da gonorreia provoca inflamação local, infecção, dor ou ardor ao urinar e saída de secreção purulenta através da uretra.
Nos homens, em geral, a doença provoca sintomas mais aparentes (secreção purulenta, ardor, eritema), mas, nas mulheres, pode ser assintomática.


Diagnóstico
O período de incubação que vai desde a relação desprotegida, sem preservativo, até as primeiras manifestações da doença, é curto; às vezes de 24 horas. Por isso, uma das maneiras de fazer o diagnóstico clínico da doença é perguntar quanto tempo depois da relação sexual apareceu a lesão e se a secreção lembra pus e está manchando as roupas íntimas.
O histórico do paciente acompanhado do exame clínico pode definir o diagnóstico de gonorréia e a comprovação é feita através de exames laboratoriais específicos.
Normalmente, não se colhe o pus que é eliminado, porque já sofreu a ação de enzimas e nem sempre contém bactérias. Despreza-se esse primeiro pus e colhe-se o material diretamente da uretra. É um exame rápido – em 15 minutos, está pronto o resultado – barato e indolor, mas importantíssimo para definir o agente etiológico da doença.


Tratamento
A penicilina benzatina usada no passado já não mata mais a Neisseria gonorrhoeae, porque a automedicação foi selecionando cepas cada vez mais resistentes. Por isso, atualmente, utilizamos a azitromicina e uma série de outros antibióticos, mas damos preferência às medicações ministradas em doses únicas assistidas, ou seja, o paciente toma o remédio na frente do médico.
O tratamento da gonorreia é simples, barato e está disponível gratuitamente na maioria dos postos de saúde.
Não tratada, a gonorreia pode atingir vários órgãos. Nos homens, a infecção alcança o testículo e o epidídimo e pode causar infertilidade. Nas mulheres, chega ao útero, às trompas e aos ovários e provoca um processo inflamatório que, além da infertilidade, é responsável por uma complicação grave, às vezes, fatal, chamada doença inflamatória da pélvis.



Recomendações
* Use preservativos nas relações sexuais. Essa é a única forma de evitar o contágio com a bactéria da gonorreia;
* Procure assistência médica ao primeiro sinal de corrimento ou secreção purulenta, coceira ou ardor ao urinar;
* Siga rigorosamente a prescrição médica para ter certeza de que a bactéria foi eliminada por completo.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Obrigado pela colaboração doutor Drauzio Varella e professora Mariana Araguaia (Graduada em Biologia)

8 comentários:

  1. Bom, gente, aguardo o comentário de vocês, caso visitem o blog, não esqueçam de segui-lo e se identificar quando forem fazer um comentário. Essa postagem vale uns pontos extras. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professor, ótima publicação apesar de ser um doença muito feia e ter sintômas drasticos, como o senhor diz informação é tudo (; / beatriz leitão 107

      Excluir
  2. AH, que pena que as pessoas ainda não se deram conta do quanto estão expostas a riscos, principalmente os jovens, que mesmo tendo tantas informações hoje em dia se negam a encher garque estão expostos a esses tipos de doença se não tiverem o devido cuidado T-T!
    As fotos me dão um pouco de trauma, mas posso superar isso hauahs! Sendo jovem com sou, estou cada vez mais decidida, irei virar freira '-' ! Vou me entregar a Jesus e serei feliz. Não só os jovens mas também os adultos, e triste ver como há mais jovens conscientes do que adultos, que deveriam tomar o devido cuidado e dar o exemplo u_u, mas é claro que não são todos os casos.
    Obrigado pelo post professor, apesar que eu vou me entregar a Jesus, então estarei bem sobre qualquer assunto como esse u_u.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por tua decisão, é uma atitude nobre de sua parte, entregar-se a Jesus! Mas ainda és muito nova para tomar uma decisão assim. De qualquer forma obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Beatriz, é verdade. Informação é tudo e mantenha-se sempre informada! Obrigado pela visita e sempre apareça por aqui, pois vez ou oura aparece uma surpresa!!

    ResponderExcluir
  4. , otimo assunto professor muito interessante apesar de ser imagens fortes mais e a realidade , e temos que nos fuca sempre informados ! otimo gostei bastane *-*, juliana roque 107

    ResponderExcluir
  5. Prof .Acho que a infecção pode ser transmitida por mãos sujas também, frequência em banheiros públicos, banheiras de motel ne ?
    O ato de tocar em maçanetas de portas e urinar sem lavar as mãos antes, tocando os genitais, possibilita a contaminação também...imagina o tanto de pessoas com mãos infectadas que saem do banheiro sem lavar as mãos e tocam em maçanetas, torneiras, descargas, etc ainda assim acho mesmo assim to mais provavel por relação sexual Marcio Vita 107.

    ResponderExcluir
  6. Tava com esse poblema na gargata. Mal cheiro pus na gargata, e nao sabia q era fui no medico ele me passou azitromicina.

    ResponderExcluir